Alentejo ganha Centro de Demonstração de Cultivo Biológico e Compostagem.

Alentejo ganha Centro de Demonstração de Cultivo Biológico e Compostagem.

As novas facilidades encontram-se nas instalações da Gesamb e poderão ser visitadas brevemente por todos os interessados.

Cultivar os seus próprios alimentos biológicos pode ser uma tarefa simples, acessível e altamente compensadora. Esta é a promessa do futuro espaço da Gesamb, que pretende ensinar e sobretudo demonstrar que a agricultura biológica compensa, que qualquer um pode aderir a esta forma de cultivar e de se alimentar.

O Centro Re-Planta! – o Centro de Demonstração de Cultivo Biológico e Compostagem da Gesamb foi desenhado respeitando os princípios de cultivo biológico e de permacultura, colocando em prática ideias simples, de baixo custo e de baixa manutenção, que qualquer cidadão pode aplicar em sua casa. Procurou-se sempre que possível otimizar os recursos naturais para o equilíbrio do ecossistema da horta e recorrer à reutilização de materiais na construção das estruturas necessárias e, neste sentido, a produção localizada de adubo orgânico através da compostagem e vermicompostagem foram um imperativo, tal como a opção por soluções sustentáveis e pouco invasivas sendo disso exemplo a cobertura de solo, o sistema de rega tradicional, a instalação dos canteiros, a associação de culturas ou a criação de espaços de abrigo e atrativos para a fauna auxiliar e vida selvagem.

Este espaço localiza-se em Évora nas instalações da Gesamb e pretende ser um centro pedagógico e demonstrativo das melhores e mais simples práticas de cultivo, de manutenção de uma horta biológica e das diversas formas de valorização dos resíduos orgânicos, tendo por isso a capacidade de receber visitas de grupos e realizar oficinas.

De realçar que este Centro está a ser criado recorrendo em grande parte aos resíduos entregues pelos cidadãos nos equipamentos da Gesamb e que serão os próprios funcionários da Gesamb que irão proceder à instalação ainda durante o mês de março. No final da instalação, um grupo selecionado de funcionários receberá uma formação especializada de modo a garantir que possuem os conhecimentos base necessários para a manutenção do Centro Re-Planta!

No passado dia 7 de março realizaram-se mais algumas medições e ajustes ao projeto do Centro Re-Planta! junto com os funcionários da Gesamb destacados para a coordenação dos trabalhos e na semana de 18 a 22 de março juntaram-se mais alguns elementos à equipa para realizar os principais trabalhos de preparação do terreno, instalação e capacitação formativa da equipa responsável.

Continuaremos a dar notícias deste espaço, nomeadamente da sua evolução, pois ele é para si!