Esteja atento a este bonito inseto na sua horta.

O Escaravelho do alecrim ou do rosmaninho (Chrysolina americana) é uma espécie que se alimenta da folhagem (e também das flores) do alecrim, da lavanda (especialmente a dentata), do tomilho e da salva.

É originário da nossa região e, quer em adulto, quer em estado larvar pode ser uma dor de cabeça para os horticultores, pois não existe forma de o combater biologicamente. Como ataca espécies de plantas que atraem insetos polinizadores e outros benéficos à horta, o seu combate só mesmo através da remoção manual.

Normalmente mantém-se na planta durante o versão sem se alimentar e é no fim do verão ou início de outono que volta a tornar-se ativo, acasalando e alimentando-se das plantas anfitriãs, podendo durar até ao início da primavera.

Não conseguimos detetar os motivos pelos quais este inseto aparece e ataca as plantas, mas acreditamos que possa estar na origem de algum desequilíbrio de nutrientes no solo ou na própria planta.

De modo a controlar a população nas suas plantas deve realizar apanhas manuais (deverá necessitar de fazer vários dias intercalados, conforme a população já existente) e observar o desenvolvimento da sua planta nos tempos seguintes.