Receita: Desengordurante com cascas de citrinos

Os produtos de limpeza habituais contêm uma enorme quantidade de substâncias químicas e tóxicas que são prejudiciais ao meio-ambiente, não só pela quantidade de plástico usado nas embalagens, como pelos ingredientes empregues no seu fabrico, o que também os torna prejudiciais à nossa saúde.

Já falamos sobre algumas vantagens e utilizações possíveis para as cascas: o aproveitamento das cascas de frutas ou legumes é uma ótima forma de usufruir de benefícios que estes alimentos contêm e que geralmente são desperdiçados.

No que diz respeito à limpeza, os óleos contidos nas cascas desinfetam, neutralizam maus odores e ainda possuem propriedades antibacterianas e branqueadoras.

Por este motivo, hoje partilhamos uma receita muito simples e que faz uso de um dos mais antigos segredos da limpeza: o vinagre. Aliado às cascas, este é um ótimo produto desengordurante que, além de ser mais amigo do ambiente por ser orgânico, é fácil de fazer e muito económico (e ainda permite a reutilização de frascos de vidro que tem em casa)!

Vai precisar de:

  • Cascas de citrinos (laranja, limão, tangerina, etc.)
  • Vinagre branco
  • 1 frasco de vidro (pode aproveitar um frasco de conservas ou outros que tenha em casa)
  • Borrifador

Modo de preparação:

Colocar as cascas de citrinos dentro do frasco e cobri-las de vinagre. Pode ir reunindo as cascas ao longo do tempo no frasco e só adicionar o vinagre quando tiver uma quantidade suficiente.

Fechar o frasco e deixar a macerar por duas ou três semanas (quanto mais tempo as cascas ficarem no vinagre, maior será o aroma a citrinos).

É importante não encher o frasco na totalidade, deixando um espaço no topo para gases de fermentação que possam ser libertados.

Após o tempo de maceração, retirar as cascas e adicionar água ao vinagre resultante, na proporção de 1:1 (para 250 ml de vinagre adicionar 250 ml de água, por exemplo).

Dica: pode adicionar um raminho de alecrim ou outra erva aromática a gosto para obter aromas diferentes.

Este produto é desengordurante, tem propriedades antibacterianas e pode ser usado na limpeza de quase todas as superfícies da cozinha e casa de banho. Não deve ser usado em superfícies sensíveis como madeiras e outras semelhantes.


Foto por Freepik.