Água: 6 dicas para o uso consciente na horta

Sabemos que a superfície do Planeta Terra é coberta de água em cerca de 70% da sua área. Como recurso essencial a todas as formas de vida, bem como às principais atividades de subsistência do ser humano – como é o caso da agricultura – é muito importante que façamos um uso responsável da água.

Neste Dia Nacional da Água reunimos 6 dicas para fazer um uso consciente deste recurso em hortas e jardins:

  1. Regar ao início da manhã: esta é uma das técnicas mais comuns para um uso eficaz da água nas hortas e jardins, uma vez que neste período do dia as temperaturas são mais baixas e não existe uma perda tão significativa por meio de evaporação.
  2. Instalar um sistema de rega gota a gota: o uso de um sistema deste tipo permite que a água seja imediatamente infiltrada no solo em zona mais próxima das raízes, conseguindo um elevado grau de aproveitamento, evitando a sua evaporação e, por isso, tornando a rega mais eficiente.
  3. Privilegiar o cultivo de plantas autóctones: ao cultivar espécies locais, temos a garantia de que estas estarão habituadas às condições atmosféricas do Alentejo, exigindo mais ou menos água, conforme a disponibilidade desta na região. Por exemplo, espécies nativas como a oliveira e o alecrim estão adaptadas a passar por períodos de seca.
  4. Usar o fertilizante obtido na compostagem para melhorar a qualidade do solo: um solo de boa qualidade permite a obtenção de melhores resultados no cultivo, com uso de menos recursos. O desgaste dos solos pela erosão não permite um aproveitamento tão eficaz da água, o que leva à necessidade de regas mais frequentes. Ao usar o fertilizante obtido na compostagem irá melhorar a qualidade dos seus solos e, consequentemente, reduzir a necessidade de rega, poupando água.
  5. Armazenar água da chuva para a rega: apesar da água da chuva não ser potável e, por isso também não ser adequada para consumo humano, esta pode ser usada para a rega das plantas. Poderá ser recolhida por meio de um balde ou mesmo de um depósito para o efeito e depois usada normalmente na rega.
  6. Cobrir o solo com materiais orgânicos (mulching): ao revestir a superfície da horta ou jardim com cascas de árvore, agulhas de pinheiro, palha ou outros semelhantes estará a evitar a perda de água por meio de evaporação, ao mesmo tempo que estes materiais favorecem a atividade benéfica de variados microrganismos na terra.

Foto por Freepik.