Compostagem

O Re-Planta! lança-lhe o desafio de reaprender, recomeçar e redescobrir o prazer de cultivar os seus próprios alimentos seja num vaso ou numa horta. Fala-lhe do prazer de trocar receitas e conhecimentos conhecendo os seus vizinhos. Fala-lhe de quão simples e gratificante pode ser este estilo de vida, mas e estará pronto para ir mais além e utilizar os seus resíduos orgânicos para produzir o seu “ouro negro”, aquele que vai alimentar a sua horta?

Como sempre nós ajudamos: oferecemos o segredo para ter sucesso na sua horta e o equipamento que o vai ajudar, o compostor!

O segredo do sucesso: transformar o seu lixo em adubo para a sua terra.

Ajudar a natureza a transformar as cascas de laranja, as aparas das couves, as flores velhas ou as folhas secas em terra escura e fértil pode parecer algo complexo mas é algo tão simples como muito lucrativo para as suas plantações. Sabe como se chama a este processo? Compostagem!

A compostagem doméstica é uma prática simples de transformação dos resíduos da cozinha e dos jardins em composto. Pode ser posta em prática por qualquer família, pessoa ou organização e permite devolver aos solos a matéria orgânica reciclada e ao mesmo tempo produzir um adubo de elevada qualidade.

O melhor adubo do mundo, o que você produz!

Utilizado para os seus vasos, jardim ou horta, o composto orgânico é o melhor adubo do mundo e é seu. E, como sabe que nada se compara com o sabor ou cheiro dos produtos biológicos plantados mesmo ali no seu jardim, vai poder melhorar a segurança da sua alimentação, poupar nas compras diárias e redescobrir um dos simples prazeres da vida, o contacto com a natureza!

Nós ajudamos, oferecemos o compostor!

Fazer o seu próprio adubo é também um processo simples que pode ser feito utilizando várias técnicas. Algumas dessas técnicas já as deve ter visto em prática nomeadamente pelo seu avô ao empilhar os restos de comida num canto do jardim e aguardando depois que a natureza faça o resto. Mas existe uma forma bem mais higiénica, agradável e simples de fazer. Usando um compostor.

Se é residente num dos 12 concelhos abrangidos, se habita numa casa com a sua família e possui um jardim, se gostava de experimentar verifique se está a decorrer alguma oficina Re-Planta! e inscreva-se.

Se por acaso não estiver a decorrer nenhuma oficina e quiser aventurar-se a construir o seu próprio compostor, siga estes passos ou estes ou estes ou então estes.

 

>>> Compostagem passo a passo