Colocar os resíduos

Neste momento tem tudo: compostor no local adequado, resíduos alimentares da cozinha e resíduos do jardim. A dúvida agora deve ser: como começo a colocar os resíduos no compostor? Há uma ordem definida? E em que quantidade? Pois bem, esta fase, embora muito simples, é crucial.

Para garantir a existência de oxigénio durante todo o processo deve:

  • colocar na base, como primeira camada, galhos maiores sobrepostos, de forma a assegurar uma bolsa de ar permanente que facilite o arejamento dos materiais e evitando a compactação. Não estamos a referir-nos a troncos, mas sim a galhos mais ou menos grossos formando uma camada de 5 a 10cm de altura sensivelmente.

Posteriormente em cima dessa camada deve começar a:

  • colocar os resíduos verdes (restos de alimentos) e castanhos (folhas secas, palha, ramos) em camadas alternadas sucessivas. Coloque até duas partes de verdes por cada uma de castanhos.

colocarosresiduos

Alguns cuidados nesta fase:

  • antes de colocar os resíduos em camadas tente cortar/partir os elementos em pedaços mais pequenos (não existe medida exata mas entre os 3 e os 7 cm seria o ideal). Não tem de o fazer, mas se o fizer vai garantidamente acelerar o processo de decomposição. Mas atenção nada de desatar a triturar os resíduos pois vai obter o efeito contrário: compactação e consequente falta de arejamento.
  • estas camadas podem ser criadas todas de uma vez ou irem sendo criadas à medida que vai tendo a disponibilidade dos resíduos
  • à medida que vai criando as camadas poderá ser conveniente regar,  ligeiramente. Não existe uma regra básica pelo que terá de observar o desenvolvimento do processo de decomposição e realizar o teste da esponja.
  • deve sempre terminar a pilha com uma camada de resíduos castanhos de modo a evitar odores e atrair insetos ou outros animais.
  • se desejar acelerar um pouco mais o processo de decomposição pode ainda colocar duas mãos de terra ou composto orgânico obtido anteriormente no meio destas camadas.

>>> Fazer a manutenção do compostor

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.