O projeto colocou ao dispor dos professores do 1º, 2º e 3º ciclo, um curso de formação com a duração total, em sala de aula, de 14h à qual se acrescentou a realização de trabalho prático. Realizar-se-á em 2 Centros de Formação de Professores da região.
Esta formação foi acreditada pelo CCPFC na tipologia de Curso de Formação (CCPFC/ACC-102166/19).
Os créditos foram atribuídos aos professores dos grupos 110 – 1º Ciclo, 230 – Matemática e Ciências da Natureza e 520 – Biologia e Geologia que frequentem e finalizem a formação com sucesso. Professores de outros grupos podem participar na Formação e no Programa Educativo.
Temática e contexto: Os resíduos orgânicos domésticos podem ter um papel fundamental na redução da quantidade de resíduos urbanos enviados para tratamento e destino final, no combate à desertificação e na promoção da segurança alimentar. Estes três temas são de facto fundamentais na abordagem da sustentabilidade de uma região: reduzir os resíduos, valorizar os solos, promover a autoprodução de alimentos saudáveis, estimular a ligação das pessoas à terra, são elos da cadeia dos resíduos orgânicos.
A pertinência desta ação de formação relaciona-se com a necessidade de os professores adquirirem competências teóricas e pedagógicas para abordarem a temática dos resíduos orgânicos de uma forma integrada, com uma leitura de sustentabilidade ambiental, social e económica, e ao mesmo tempo adquirir competências práticas para:
- instalar e usar um compostor comunitário como um recurso pedagógico e útil no contexto escolar;
- definir, criar e apoiar a gestão de um circuito de recolha de materiais orgânicos no contexto escolar e recorrer a este processo na abordagem pedagógica de diversas temáticas;
- conceber, instalar e tirar o melhor partido pedagógico e prático de uma horta biológica na escola.
Esta formação foi dividida em duas sessões de 7h cada espaçadas por cerca de 4 meses. No intervalo entre as duas sessões presenciais os professores puderam conceber o projeto para a sua escola, assim como trabalhar na iniciativa escolar com o grupo de alunos definidos ou realizar atividades sugeridas e enviadas pelo projeto.
Os projetos desenvolvidos pelos professores podia versar sobre um de três tópicos: Agricultura Biológica, Compostagem e/ou Circuito de Recolha de Resíduos.
Este programa educativo e por consequência a formação esteve aberta à participação de todos os professores que lecionem nas escolas dos concelhos abrangidos e que não tenham participado na edição anterior, podendo cada escola inscrever até 4 professores.
Resultados (2018/2019)
Contamos com a inscrição de 48 professores de 22 escolas de 10 concelhos, tendo abrangido um universo de 820 alunos.
Concelho | Agrupamento | Escola |
Alandroal | Alandroal | Escola Básica de Pias |
Arraiolos | Arraiolos | Escola Básica e Secundária Cunha Rivara |
Escola Básica Igrejinha | ||
Escola Básica de Vimieiro | ||
Estremoz | Estremoz | Escola Básica do Caldeiro |
Évora | Manuel Ferreira Patrício | Escola Básica Manuel Ferreira Patrício |
Gabriel Pereira | Escola Básica do Chafariz D´El-Rei | |
Severim de Faria | Escola Básica da Horta das Figueiras | |
André de Gouveia | Escola Básica Conde de Vilalva | |
Escola Secundária André de Gouveia | ||
Montemor-o-Novo | Montemor-o-Novo | Escola Básica São João de Deus |
Escola Básica de S. Mateus | ||
Mourão | Mourão | Escola Básica de Mourão |
Redondo | Redondo | Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade |
Escola Básica de Montoito | ||
Reguengos de Monsaraz | Reguengos de Monsaraz | Escola Básica nº 1 de Reguengos de Monsaraz |
Escola Básica n.º 2 de Reguengos de Monsaraz | ||
Escola Básica S. Marcos do Campo | ||
Escola Secundária Conde de Monsaraz | ||
Vendas Novas | Vendas Novas | Escola Secundária de Vendas Novas |
Escola Básica n.º1 de Vendas Novas | ||
Vila Viçosa | Vila Viçosa | Jardim de Infância de Vila Viçosa |
De modo a identificar os projetos desenvolvidos pelas escolas fornecemos um selo “Escola Participante Re-Planta!”, o qual foi usado pelas escolas nas suas promoções internas.
As escolas envolveram-se em vários projetos. Desde a recuperação de antigas hortas, à implementação de circuitos de reciclagem, até à criação de locais para a compostagem com a respetiva separação de orgânicos. Veja a notícia aqui e aqui.